Nossos

serviços

Conheça um pouco mais sobre os serviços prestados pelo 2º Cartório de Notas de São José do Rio Preto/SP.

Divórcios e separações

Como faço meu divórcio em cartório?

 

O divórcio em cartório se tornou a forma mais rápida, fácil e menos burocrática de solucionar uma relação que não tenha dado certo, com o benefício de na maioria das vezes ser a maneira mais barata do que os custos de um processo judicial. 

 

Os procedimentos de divórcio em cartório foram disciplinados através da Lei nº 11.441/07 e simplificam muito o dia a dia das pessoas. Muita gente ainda opta pela via judicial mesmo quando pode fazer tudo pelo cartório. Por isso, vamos explicar como funciona o divórcio em cartório para você poder economizar tempo de dinheiro.

Não estranhe se você ouvir falar de divórcio extrajudicial, isso nada mais é que o procedimento feito em cartório. Esses procedimentos facilitam a vida das pessoas pelos seguintes motivos:

  • Procedimento menos burocrático que o processo judicial;

 

  • O cartório atua muito mais rápido do que a Justiça, pois possuem uma demanda muito menor;

  • O procedimento em cartório evita o estresse de entrar com um processo judicial e comparecer às audiências, o que muitas pessoas não gostam, no caso de um processo de divórcio.

 

O advogado ou o casal de divorciandos solicita a escritura apresentando os documentos de identidade, CPF e a certidão de casamento. O tabelionato faz a minuta do ato e, se estiver tudo de acordo, o ato é lavrado e assinado.

 

Se o casal tiver bens que queira partilhar, será necessário pagar os eventuais tributos.

É indispensável a presença de ao menos um advogado da confiança do casal. Caso as partes não disponham de condições econômicas para contratar advogado, o tabelião  deve recomendar-lhes a Defensoria Pública, onde houver, ou, na sua falta, a Seccional da OAB.

Caso tenha alguma dúvida, fale com a gente ou acesse nosso site.

(17) 3222-0360 | (17) 99277-6750 Fale no WhatsApp

 

Abaixo, você confere a Tabela de Custas e Emolumentos do Estado de São Paulo vigente deste 08 de janeiro de 2020.

Tabela Tabelionato de Notas