top of page
  • Foto do escritor2º Cartório de Notas

Certificado Digital: Saiba tudo sobre ele.

Assinar documentos digitalmente de forma segura é possível graças ao Certificado Digital. Por meio desse documento eletrônico, diversas outras operações podem ser realizadas, como pagamentos e transações comerciais com a mesma validade jurídica do CPF físico.


Além de permitir transações digitais de forma segura e ágil, o certificado digital também armazena outras informações importantes, como os dados pessoais do indivíduo, chave pública e assinatura digital. A proteção desses dados é garantida por meio da criptografia, que codifica as informações.


Os certificados digitais podem ser exigidos por órgãos públicos e além de tornar o processo menos burocrático, também gera redução de custos e possibilita mais agilidade e economia de tempo.


Os certificados digitais são emitidos por uma Autoridade Certificadora vinculada à Receita Federal e ao ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), e estão divididos em quatro modalidades:


- e-CPF: indicado para pessoas físicas;

- e-CNP: para pessoas jurídicas;

- NF-e: para emitir notas fiscais digitais

- Certificado SSL: que protege os dados contra invasões por meio da criptografia.


Para obter um certificado digital como pessoa jurídica (e-CNP) é necessário apresentar os seguintes documentos da empresa: Documento de constituição (estatuto, contrato social, requerimento); Cartão de CNPJ (emitido um dia anterior à validação presencial); Alterações contratuais, caso tenha; Documento de eleição de diretoria vigente, caso possua. Já os documentos do representante legal são: Identificação (dentro do prazo de validade); CPF e Comprovante de residência.


Os valores para a emissão de um certificado digital variam de R$ 200,00 a R$ 500,00 e a validade do documento 45 dias antes da data de vencimento, sendo necessária a renovação.


E você, já conhece o Jarbas, nosso atendente virtual? Nosso Chatbot veio para te ajudar a qualquer dia e hora da semana. Tire suas dúvidas ou agende seu atendimento em poucos cliques. Nosso horário de funcionamento é de Seg à Sex das 08:00 às 17:30.


📱 Fale no WhatsApp: 17 98132-3247

🖥️ Chat no site: www.cartorioderiopreto.com.br


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page