• 2cartoriodenotassjrp

Já ouviu falar de “Emancipação”?

Você já ouviu falar de Emancipação Voluntária? Isso acontece quando os pais autorizam o filho ou filha, que deve ter mais de 16 anos, a praticar todos os atos da vida civil. Isso inclui inclusive responder por esses atos como se o adolescente já fosse maior de idade.


Em nossa publicação você ficará por dentro do assunto, terá acesso a mais dados e também aos efeitos dessa medida e os documentos necessários para realização da emancipação voluntária.



O que é?


Emancipação voluntária é o ato pelo qual os pais autorizam o adolescente, com idade entre 16 e 18 anos, a praticar todos os atos da vida civil, passando a responder por esses atos como se fosse maior de idade.


Como é feita?


A emancipação é feita por escritura pública, no cartório de notas. Trata-se de ato irrevogável que torna o menor plenamente capaz. É obrigatório o comparecimento do pai, da mãe e do filho a ser emancipado, o qual necessariamente deve ser maior de 16 (dezesseis) anos.


Documentos exigidos


– Do menor: certidão de nascimento, RG e CPF (se já possuir) – Dos pais: RG e CPF.


Efeitos


A escritura de emancipação somente gera efeitos em relação a terceiros depois de registrada no Registro Civil das Pessoas Naturais da comarca onde residir o emancipado (artigo 89 da Lei 6.015/73 – Lei dos Registros Públicos).


Quanto custa?


O preço é tabelado por lei em todos os cartórios deste Estado. Para verificar os valores, consulte o tabelião de sua escolha ou acesse a tabela.


Quer mais informações? O Jarbas, nosso atendente virtual está aqui para te auxiliar. Através do nosso Chatbot você pode pedir ajuda ou tirar dúvidas a qualquer momento. É só entrar em contato e até mesmo agendar seu atendimento de forma rápida e segura. Nosso horário de funcionamento é de Seg à Sex das 08:00 às 17:30.


📱 Fale no WhatsApp: 17 98132-3247

🖥️ Chat no site: www.cartorioderiopreto.com.br


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo